Renzo Piano

Renzo Piano, nascido em Genova em 1937, é um grande arquiteto italiano, e suas obras são surpreendentes e completas em diversidade de escalas, materiais e formas.

Iniciou sua carreira de forma um pouco diferente do “normal” da atualidade: dos canteiros de obra para o escritório. Ele passou seus primeiros seis anos profissionais na arquitetura pesquisando em campo sobre as estruturas e os materiais. Diz que sua ligação com o construir foi o que o levou à arquitetura, e não o contrário.

Renzo formou-se em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão, na época, trabalhou em um projeto sob a orientação de Franco Albini, visitando regularmente em um projeto os edifícios que o seu pai, que trabalhava no ramo da construção civil, coordenava.

Entre 1965 e 1970, terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e América (foi ai quem Renzo conheceu Jean Prouve, e se tornaram grandes amigos).

Em 1970, Piano fundou a agência “Piano & Rogers” com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris.

Em 1977, fundou o ateliê “Piano & Rice” juntamente com Peter Rice, profissional que havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos, trabalharam juntos até a morte de Rice em 1993.

O seu histórico arquitetônico conta já com uma vasta gama de obras muitíssimo conhecidas e conceituadas a nível mundial. (destacando Centro Georges Pompidou).

Reconhecido pela sua arquitetura high-tech, Piano foi nomeado com o Pritzker em 1998.

  • AS OBRAS DE RENZO PIANOUma das grandes virtudes da arquitetura radical, é que cada obra é como um novo começo de vida. “Um arquiteto enfrenta um novo mundo a cada projeto – afirma Piano”. Isso explica a diversidade de suas obras, não basta apenas passar os olhos por seus projetos tão variados, pois diferente de muitos arquitetos, ele não se encaixa no perfil, ‘viu uma obra, viu todas’.

    Renzo tem varias obras, entre elas eu selecionei algumas para apresentar aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Trabalho completo: TRABALHO DE IACC- RENZO PIANO (1)

Um comentário em “Renzo Piano

Deixe um comentário