FUNCIONALISMO

FUNCIONALISMO

O termo é associado a Louis Sullivan “a forma segue a função”. Também associado ao Racionalismo moderno na arquitetura e ao design da Bauhaus. Vida e função em perfeito equilibrio. O boom do funcionalismo aconteceu depois da 2ª Guerra Mundial na Alemanha.

O conceito de funcionalismo foi sistematicamente desenvolvido na teoria e na prática na Escola Superior de Design de Ulm e no movimento chamado “Die Gute Form”, “o bom design

As mulheres esquecidas da Bauhaus | ArchDaily Brasil

Escola Superior de Design de ULM

Foi fundada em 1953 por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher e Max Bill, para promover os principios da Bauhaus, educação humanista ideal e vinculada à vida cotidiana.

Na escola de ULM, que prometia continuar a obra didática da Bauhaus, desenvolveram-se varios conceitos importantes do design do pós guerra. Desenvolveu varios projetos em parceria com industria, algumas de grande porte como a empresa de eletrodomesticos Braun, produtos que ajudaram a concretizar a filosofia funcionalista da HFG/ULM. Os produtos e objetos eram completamente funcionais.

A escola de Ulm
Escola superior de HLM

DIETER RAMS

Dieter Rams que nasceu em 20 de Maio de 1932 em Wiesbaden, é um designer industrial alemão intimamente ligado à empresa Braun. É um dos mais influentes designers do século XX. O design de Rams é associado à frase “Weniger, aber besser“, no português “menos, mas melhor”, frase essa que muita gente confunde com “menos é mais” quando na verdade são frases totalmente diferentes.

Os 10 princípios de um bom design segundo Dieter Rams

Os 10 Princípios de Dieter Rams.

1. Bom design é inovador
O desenvolvimento tecnológico irá sempre oferecer novas oportunidades para um design inovador, e o design inovador se desenvolve em conjunto com a tecnologia inovadora, portanto, nunca irá colocar um fim em si mesmo.

2. Bom design faz um produto ser útil
Um produto é comprado para ser usado. Ele tem de satisfazer certos critérios, não só funcionais, mas também psicológicos e estéticos. Bom design enfatiza a utilidade de um produto, ao mesmo tempo que ignora tudo aquilo que vai contra ela.

3. Bom design é estético
Somente objetos bem executados podem ser bonitos. Qualidade estética é fundamental, pois o usuário será afetado diretamente pelo produto que possui.

4. Bom design nos ajuda a entender um produto
O bom design esclarece a estrutura do produto. Ou melhor ainda, ele pode fazer o produto falar: design deve ser auto-explicativo.

5. Bom design é discreto
Um produto não deve ser nem um objeto decorativo e nem uma obra de arte: seu design deve ser neutro e contido, deixando espaço para a auto-expressão do usuário.

6. Bom design é honesto
Nunca engane o usuário, o design não deve manipular o consumidor com promessas que não possam ser mantidas.

7. Bom design é durável
O bom design faz o produto durar, transcender o tempo. Ele evita “estar na moda” e, portanto, nunca será antiquado.

8. Bom design se preocupa com os mínimos detalhes
Cuidado e precisão no processo de design demonstra respeito para com o usuário. Nada deve ser deixado ao acaso.

9. Bom design se preocupa com o meio ambiente
O design deve conservar os recursos ambientais e minimizar a poluição física e visual, durante todo o ciclo de vida do produto.

10. Bom design é menos design
“Weniger, aber besser”
Menos, mas melhor. Porque concentrando-se nos aspectos essenciais, os produtos não estão sobrecarregados com os não-essenciais.

INFLUÊNCIA NO BRASIL

Alexandre Wollner

Considerado o pai do design moderno no Brasil, tendo participado de uma série de entidades importantes no fortalecimento do design. Quando adolescente, estudou no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Devido ao bom desempenho, conseguiu uma bolsa para estudar na recém-criada Escola da Forma de Ulm. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos, destacam-se os logotipos das empresas: Itaú, Elevadores Atlas, Sardinhas Coqueiro, Klabin, Ultragás, Philco, Hering  entre muitas outros…

Alexandre Wollner – Wikipédia, a enciclopédia livre

Berriel, V. auf Twitter: "logotipos do alexandre wollner post ...

Por Anna lopes

Referencias: https://agenciavpc.wordpress.com/2016/11/10/documentario-sobre-dieter-rams-e-os-dez-principios-do-bom-design/ http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/5_funcionalismo.htm http://www.tipografos.net/bauhaus/hfg.html https://www.fastcompany.com/3047450/what-10-dieter-rams-products-reveal-about-the-principles-of-good-design https://tecnicidade.weebly.com/escola-de-ulm.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Wollner https://pt.wikipedia.org/wiki/Dieter_Rams

Deixe um comentário